quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mocofava é um dos destaques do primeiro dia de Bahia Gourmet

Por Lorena Novas
Foto: Mauro Holanda


O chef Rodrigo Oliveira foi um dos destaques do primeiro dia do Bahia Gourmet 2009, que começou hoje, 27 de agosto, no Shopping Iguatemi em Salvador. O filho de pernambucano, à frente do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, localizado em São Paulo, deu uma aula cheia de humor, ingredientes da gastronomia sertaneja e muita tecnologia para uma plateia empolgada e participativa. O jovem de apenas 28 anos mostrou um pouco suas experiências na cozinha e provou porque foi escolhido o chef-revelação na premiação Melhores do Ano 2008 da revista Prazeres da Mesa.

Durante a sua aula A Cozinha Nordestina com Muita Tecnologia, o chef conquistou seus "alunos por algumas horas" com uma receita da Mocofava com Torresmos Defumados, um dos pratos mais famosos de seu restaurante. "Sem pimenta, não seria mocofava em Salvador, por isso eu trouxe um molhinho", brincou o bem-humorado Rodrigo. "Faço fé para que o Bahia Gourmet seja um dos maiores eventos gastronômicos do país. Nós somos tão bem acolhidos aqui, que se pudesse, era só fazer um evento todo mês que eu viria".

A aula do chef terminou de forma doce: com uma receita de tapioca de café com doce de leite e chocolate, criada para presentear sua esposa Lígia. O Bahia Gourmet 2009 vai até sábado, 29 de agosto.




A famosa Mocofava, preparada no Bahia Gourmet pelo chef Rodrigo Oliveira


Chefs baianos mostram os sabores da Terra de Todos os Santos no Bahia Gourmet 2009

Além de grandes nomes da cozinha nacional e internacional, o maior evento gastronômico do Nordeste reforça a cultura local e traz aulas e workshops sobre a culinária baiana



Por Jéssica Paoli


Desfrutar da culinária baiana é o mesmo que apurar os sentidos numa explosão de aromas e sabores deliciosamente marcados pelo típico tempero local e, principalmente, pela harmoniosa mistura entre as raízes indígena, europeia e africana. O resultado não poderia ser melhor. O cardápio rico, com uma variedade de pratos e combinações de ingredientes, traz desde a doçura das cocadas e a suavidade do leite de coco à intensidade do azeite de dendê e da pimenta. Não é à toa que esse tabuleiro de influências se tornou um prato cheio para a ascenção de grandes chefs locais que, como bons baianos, mostram toda sua criatividade e não deixam de agregar novas qualidades à tradição desde sempre apreciada pelos que têm o prazer de conhecê-la.

E para quem não resiste às delícias da terra, o Bahia Gourmet 2009, maior evento gastronômico do Nordeste, é uma grande oportunidade para mergulhar neste universo de sabores e novas descobertas. O evento, que vai reunir chefs de todo o Brasil e traz como tema "O Brasil de Cada Um de Nós", dedicará parte de sua programação a participantes conterrâneos que mini
strarão aulas sobre a deliciosa culinária baiana. Sob o comando de Edinho Engel e Licia Fábio, os cursos acontecem entre os dias 27 e 29 deste mês, no Shopping Iguatemi.

Terreiro de sabores

Uma das ilustres presenças confirmadas é a baianíssima Dadá. Talentosa e de alegria contagiante, a quituteira mais querida da Bahia não poderia deixar de participar do Bahia Gourmet. Para o primeiro dia de evento, ela preparou uma aula especial sobre a culinária que mais entende e que melhor cai no gosto dos seus clientes: a baiana. Não há dúvidas de que o momento será de grandes descobertas sobre o que acontece dentro da cozinha do seu restaurante - o Terreiro da Dadá -, bem como uma chance de descobrir o porquê dessa mulher “arretada” ser tão admirada na Bahia e no mundo pelas deliciosas comidas que prepara.

Segredos do Recôncavo

Embora a inclinação para a educação e literatura sempre tenha sido forte traço de Mabel Velloso, a baiana natural de Santo Amaro, filha de Dona Canô e irmã de Maria Bethânia e Caetano, logo deu um jeito de conciliar a paixão pelas letras com os gostos pela gastronomia local. Ela, que também marca presença no primeiro dia do Bahia Gourmet, traz uma aula sobre a tradicional culinária do recôncavo baiano. Com a coordenação do chef Edinho Engel, Mabel ainda escreveu o livro O sal É um Dom, com inúmeros segredos que já marcaram e ainda marcam presença na mesa da família Velloso.

Risoto de dendê

Para completar a programação baiana do dia 27, a chef Tereza Paim também promete d
ar seu toque especial ao encontro gastronômico. Há oito anos atuando no segmento culinário e participante de todas as edições do Bahia Gourmet, sua aposta para o evento deste ano é o risoto de camarão, coco, maturi e dendê. Outro ponto forte de Tereza é a mistura de ingredientes regionais às técnicas utilizadas pelo mundo afora, sem deixar de lado a tradição do recôncavo.

“A culinária baiana é rica em cores e sabores. É importante amar o que é nosso, de
mocratizar a cozinha baiana, promover os restaurantes da região e a cultura local”, é o que afirma Tereza sobre a importância de eventos desse porte para a Bahia. A chef ainda estará à frente do workshop sobre peixes baianos ao forno, salteados e cozidos. Adepta da tecnologia nas técnicas de cocção para o alcance de melhores cores, sabores e texturas dos pratos, ela confessa que não tem truques na cozinha. “O que existe é técnica e paixão, não há segredos”, conclui.

Tropical Serta
nejo

Mistura de tradição e inovação acompanhada de uma generosa pitada de criatividade, as reinvenções gastronômicas do chef Beto Pimentel prometem surpreender a todos no segundo dia do Bahia Gourmet. Autodidata e proprietário do restaurante Paraíso Tropical - único restaurante brasileiro premiado pela maior escola de gastronomia do mundo, a Commanderie des Cordons Bleus de France -, ele não admite produtos industrializados na sua cozinha.

“Você é o que você come. Por isso, faço questão de que todos os ingredientes que utilizo sejam cultivados na minha própria chácara, sem conservantes. O mesmo vale para os frutos do mar, que são todos frescos e selecionados por mim”, admite Pimentel. É este conceito naturalista e cheio de saúde que o c
hef vai trazer para o Bahia Gourmet. Para o evento, ele vai preparar o prato Tropical Sertanejo, com carne de sol de filé mignon, carne de fumeiro e linguiça de fumeiro acompanhados de uma porção de frutas grelhadas.

Café da Manhã Africano


Ana Célia Santos, desde pequena apaixonada pela culinária, é a baiana que marca presença no último dia do Bahia Gourmet com um café da manhã para lá de regional, cheio de influências locais e africanas. Para o sábado, vai preparar bolo, mingau e cuscuz de carimã, além de pamonha. Segundo ela, as expectativas para o evento são as melhores possíveis, ainda mais contando com Edinho Engel na organização. “Edinho agregou muito ao nosso setor. Posso caracterizá-lo como um marco em nosso momento, distinguindo o antes e o depois da presença dele”, confessa.


O Bahia Gourmet começa hoje, 27 de agosto, às 13h30, com uma aula de Mabel Velloso sobre a culinária do Recôncavo.