sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ouro verde do sertão baiano é destaque no Bahia Gourmet 2009


Por Caíque Gonçalves

O “ouro verde do sertão” está prestes a ganhar o mundo. O licuri ou ouricuri, como é também conhecido, vai ser um dos grandes destaques do Bahia Gourmet 2009, um dos maiores eventos gastronômicos do país. Idealizado por Edinho Engel e Licia Fábio, o encontro acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em Salvador. A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina - COOPES, com sede em Capim Grosso, interior da Bahia, vai apresentar ao público o seu trabalho que tem como matéria-prima o licuri. Os produtos feitos a partir do fruto são de deixar qualquer um com água na boca. Destaque para as cocadas, granolas, petiscos doces e salgados, sorvetes, licores, paçocas, dentre outras iguarias.

A presidente da COOPES, Josenaide Alves, afirma que o consumo de licuri é muito bom para a saúde, pois combate a anemia e controla o colesterol por conter nutrientes como ferro, cálcio, cobre, zinco e betacaroteno em sua composição. “Antes, o licuri era utilizado como alimentação animal e para a produção de cosméticos. Entretanto, após algumas pesquisas científicas, ficou comprovado sua importância para a alimentação humana, sem contar que desta forma contribuímos para a preservação do bioma da caatinga”, afima Josenaides.

De acordo com ela, as famílias do sertão nordestino passaram a tirar seu sustento do licuri, seja através da culinária ou do artesanato. Desta forma, ao invés de desmatar e comprometer o bioma da caatinga, o nordestino contribui para a sua preservação e a manutenção da cultura do licuri para as gerações futuras.

Segundo Edinho Engel, o licuri foi uma de suas grandes descobertas. “O gosto do licuri é uma mistura de amêndoa com coco e o seu óleo é extremamente aromático. Já venho utilizando o licuri em algumas sobremesas e no acabamento de alguns pratos”, conta Edinho.

Durante os três dias do evento, o público vai conhecer as inúmeras possibilidades de se utilizar o licuri na cozinha, além de degustar deliciosas receitas que tenham o fruto como matéria-prima. Dentre os pratos que estarão à disposição dos visitantes para serem desgustados ou adquiridos, destaque para o licuri torrado com sal, licuri caramelizado com rapadura, cocadas, biscoitos de licuri, além de artesanatos de palha de licuri e fibras de sisal.

Ouro verde do sertão

O licuri é uma palmeira nativa do Nordeste brasileiro que se adapta muito bem ao clima seco e semi-árido do sertão baiano. A planta é um símbolo da cultura nordestina, devido ao seu enorme potencial alimentício e ornamental, sobretudo, porque estas regiões apresentam fortes limitações quanto ao desenvolvimento da agricultura. A cultura do licuri contribui com a qualidade de vida da população sertaneja, tanto como alimento de bom valor nutricional como na utilização de suas folhas para fins artesanais, gerando emprego e renda, de forma a desenvolver sócioeconomicamente a região da caatinga.

Das folhas do licuri tudo é aproveitado, como as cascas, frutos, amêndoas, flores, palha, raiz, tronco e concas e, a partir daí, são confeccionadas sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, dentre outros materiais. As folhas também são usadas para a retirada da cera do licuri utilizada na fabricação do papel carbono, graxa para sapatos, móveis e pintura de automóveis. O fruto é comestível e também utilizado na fabricação de cocadas, licores e o leite de licuri, muito utilizado na culinária baiana.

A escassez ou má distribuição de chuvas na região semi-árida dificulta o desenvolvimento da agricultura. Desta forma, o cultivo do licuri, também conhecido como o “ouro verde do semi-árido”, tem papel decisivo na melhoria e qualidade de vida da população.

Recentemente, pesquisadores do CEFET-BA estudaram o uso do licuri na fabricação de barras de cereais, devido ao seu grande potencial para alimentação humana, sobretudo na Região Nordeste, onde os índices de desnutrição ainda são bastante alarmantes, o que fortalece a necessidade de estudos sobre essa cultura.

Quem quiser aprender a preparar deliciosas receitas utilizando o licuri, além de degustar os pratos típicos do interior da Bahia feitos à base do fruto, não deve perder tempo.

COCADA DE LICURI

Ingredientes: 2 kg de licuri selecionado, seco ou um pouco torrado e selecionado, em bandinhas. 1 kg de rapadura e um pouquinho de água ou leite.

Modo de fazer: Colocar a rapadura para derreter, depois acrescente o licuri. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até dar o ponto. Coloque as porções com uma collher em uma assadeira grande untada com manteiga. Deixe esfriar bem e embale em papel filme.