sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O delicioso encontro do Cerrado com a Mata Atlântica

Por Marcia Pinchemel

Pois não é que vai ser o primeiro beijo do mar com o Cerrado! E bem na minha querida terra natal: Salvador! É... Graças ao BAHIA GOURMET e, claro, ao mago dos sabores que enlouquecem gregos, baianos e troianos ao chegar de seu quintal com os ingredientes que irão incrementar suas moquecas, vatapás e os divinos sucos – o alquimista das panelas em questão é ele: Beto Pimentel.

É o homem, o chef que me deixa tímida ao me colocar ao seu lado. Mas com muito orgulho vou representar o meu outro lado, o goiano, levando pela primeira vez o CATULÉ para um passeio no litoral. Claro, não poderia deixar de apresentar uma novidade pra não fazer feio para o chef.

Quando fui convidada, não quis criar um prato sofisticado. Fiquei pensando em algo que fosse apresentado pela primeira vez em um evento deste porte. Mas tinha de ser comida do jeito do povo do Centro-Oeste.

Então mergulhei na vida simples deste povo que se fez pela agricultura e pecuária e aprendeu a tirar da terra tudo o que ela tem de bom para colocar na mesa. Viajei nas panelas de ferro fumegando em fogões caipiras. Lá dentro, "o franguim, bem temperadim, com quiabo".

Assim nasceu a ideia de lançar o catulé nacionalmente. E para homenagear meus anfitriões conterrâneos, acrescentei dendê, leite de coco e gengibre.

Assim nasceu esse prato de dupla nacionalidade e muitos amores.


Nascida em Salvador e morando há 30 anos em Goiás, onde é sócia do restaurante Le Bistrô, - www.lebistropirenopolis.com - localizado na cidade de Pirenópolis-GO, Marcia Pinchemel vem a Salvador para apresentar no Bahia Gourmet, em uma parceria com o chef Beto Pimentel, a cozinha típica da Região Centro-Oeste do Brasil. A dupla ministrará a aula “O Encontro do Cerrado com a Mata Atlântica” no dia 28 de agosto, às 14h, quando utilizará frutos do Cerrado, característica da comida goiana.