segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Meu Recôncavo

Por Mabel Velloso

Dar aula é o que acho que sei fazer. Aula para crianças e adolescentes, contando histórias e estórias. Aula de Gastronomia? Como fui parar nessa sala?

Quando me chegou o convite para o Bahia Gourmet fico pensando; Como apertar os botões do fogão, cortar cebola e triturar camarões secos? Para que disse sim ao convite? Fico a pensar, mas não pude dizer não a Edinho "Amado" que me recebe tão bem lá no seu "mar" bonito.


Vou participar. Olho para o "meu Recôncavo". "Pesco" mariscos nas águas e tiro lá da Pedra os maturis para preparar uns pratos conhecidos por todos de Santo Amaro, minha terra, e ainda desconhecido por muita gente de fora. A frigideira de maturi, a moqueca de mapé, o escaldado de camarão vão chegar ao Iguatemi meio desconfiados, assim como estou.

Para que o gosto da mesa de mãe Canô possa chegar junto vou levar farinha, azeite de dendê de pilão, camarão seco de São Braz. O fogo por certo vai aquecer as panelas e frigideiras e também meu coração nessa Festa de Comidas Saborosas.


A escritora Mabel Velloso, irmã de Maria Bethânia e Caetano, abrirá o Bahia Gourmet 2009 no dia 27 de agosto, com a aula "A Culinária do Recôncavo Baiano". Mabel é autora do livro “O Sal é um Dom: Receitas de Mãe Canô”, que conta a história da família Velloso através da culinária. E é sobre os segredos que marcam presença na mesa mais tradicional de Santo Amaro que ela promete falar.