terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Bahia Desconhecida

Por Cesar Adames


Com certeza, muitos já visitaram a Bahia de Daniela, Ivete e Cláudia, do animado carnaval e dos trios elétricos. A outra Bahia que pouca gente conhece é uma das maiores produtoras de fumo para charutos e cigarrilhas do mundo.

A região do Recôncavo Baiano é responsável por esta produção e é conhecida como zona fumageira da Mata, dividida em Mata Norte, Mata Fina e Mata Sul que produzem folhas que serão enviadas para República Dominicana, Holanda, Honduras entre outros países para elaboração de charutos e cigarrilhas das mais diversas marcas e formatos.

É nesta região que ficam atualmente as principais fábricas de charutos brasileiras; a Dannemann em São Félix, a Le Cigar, Angelina, Leite Alves, Damata e Monte Pascoal em Cruz das Almas e a Menendez & Amerino em São Gonçalo dos Campos. A viagem para esta Bahia desconhecida nos traz uma outra visão desta terra linda e hospitaleira e vale a pena uma visita pelas suas belezas, culinária e charutos.

Cesar Adames é consultor na área de tabaco, além de professor do Senac e da IBA (International Bartender Association) na disciplina Charutos & Bebidas. Também é jurado do concurso internacional Habanosommelier em Cuba e colaborador de diversas revistas, jornais e sites. Adames participará do Bahia Gourmet 2009 no dia 28 de agosto, para uma degustação de cervejas especiais, e no encerramento do evento, dia 29 de agosto, com outra degustação, dessa vez de charutos brasileiros.



Um comentário:

  1. Os charutos Monte Pascoal até ganharam 9,1 pontos, a nota máxima, em New Orleans numa competição com os melhores cubanos.Realmente, a Bahia tem um solo bom pra isso!
    Maria C. Ramos de São Paulo

    ResponderExcluir